11.05.2012

Nostalgia e Saudade

Boa Noite Leitores(as),


Este assunto eu sempre quis falar sobre, mas até então estava sem o blog e não sabia onde escrever a respeito, agora eu tenho e vou falar aqui :D!!! Bom eu acho esse tema meio melancólico,rs, pois nos remete ao passado ou até mesmo o tal sofrimento antecipado,rs, como eu já li por aí, vez ou outra eu sofro de saudade antecipada (por conta do intercâmbio que eu neeeem fui, não sei quando e nem para onde,rs). Não me aprofundei na pesquisa e nos conceitos de nostalgia e saudade, mas para mim a nostalgia é se lembrar com certo carinho de situações que ocorreram no passado, já a saudade é algo mais impactante, algo mais específico.

Sobre a nostalgia eu acho interessante que quanto mais passa o tempo, pelo menos na minha vida, mais eu vou lembrando de fatos que ocorreram no passado, de situações que vivi na infância, de situações que passei na escola nesse período, do quanto as pessoas falavam: "Noossa, te peguei no colo!"; "Aiinn que bonitinha"; "Nossa já X anos?! :o"; juro, chegou a uma altura da minha vida que isso se tornou meio chato,rs, mas confesso que hoje sinto um pouco falta disso viu?,rs, pois me pego fazendo isso vez ou outra com primos, mas logo eu emendo , Aiinn, desculpa, eu sei que isso é chato. É um sentimento tão confuso né? Bendita nostalgia, pelo menos eu sempre me lembro das coisas boas que ocorreram comigo, das pessoas boas que passaram na minha vida, uma ou outra situação triste e complicada me vêm a mente vez ou outra, mas logo eu tento suprir esses pensamentos com os momentos felizes que vivi ao lado dessas pessoas com as quais a nostalgia nem sempre é muito boa. O estranho de se sentir nostálgico(a) é perceber que o tempo passou, que você já viveu X tempo e pensar: 'Nossa, está indo rápido demais' e me lembro lá atrás quando eu dizia 'Quero meus 18 anos logo. Como o tempo demora a passar.', acho que isso é de praxe de toda criança e adolescente, não acho que isso seja ruim e que NÃO deveríamos desejar tais coisas, mas realmente devo concordar que apesar das vantagens, a vida de adulto é complicada,rs, ela é cheia de desafios e de prazeres determinados, não reclamando, mas é tão gostoso e tenso lembrar 'Ahh, como era bom'.

Já a saudade, eu a vejo bem mais determinada, sentimos saudade de fulano, de ano X, disso ou daquilo, quando engloba um tantão de saudades e que são ligadas ao passado eu vejo mais como nostalgia. O duro é quando sentimos saudades antecipadas,rs. Eu quero MUITO o intercâmbio, quero MUITO viver nos States, mas confesso que em muitos momentos me pego pensando: "Poxa, não estarei aqui no meu aniversário"; "Poxa, os feriados"; "Aii as baladas com as amigas"; "Combinar o rolê do fds com o pessoal"; "E se ocorrer X ou Y com pessoas próximas", mas logo em seguida vêm tudo que já li até hoje e conselho de amigas: Viva!, uma hora você terá que cortar o 'cordão umbilical' de tudo e todos, viverá por você, a distância não diminui o amor que sente pelas pessoas, certas coisas poderão ocorrer contigo por aqui ou não, então Vá! , Viva! , Aproveite e não tema nada, não sofra por antecipação, a saudade é natural, o vazio e o aperto também, porém apenas viva-os quando ocorrer, quando estiver na situação, sofrer por antecipação é bobagem. 

E é isso, eu sou uma pessoa muito fiel as pessoas que me cativaram, sou muito ligada com minha família e amigos, mas a vida passa e devemos vivê-la, o futuro é cada amanhã, então vá, aproveite, dará cabeçadas, cairá e vai se machucar algumas vezes, mas tendo toda a força e fé do mundo sempre conseguirá se reerguer!

Fiquei feliz em escrever sobre esse assunto, vou dar aqui minha revisada, mas tenho certeza que ele ficará meio confuso,rs, mas eu sou meio confusa mesmo :D!!!


Beijinhos pessoas

PS: Por enquanto os assuntos estão vindo à cabeça com tudo e estou postando diariamente, mas pode ser que vez ou outra esse postagem constante se torne mais espaçada :D!!!

3 comentários:

  1. Larissa,

    Serio que vc lembra daquele post? hahahahaha engraçado, né?
    Não se preocupe com os tamanhos dos carros... aqui embora os veiculos sejam grandes, os espaços são mais... as vagas nas garagens, o tamanho dos estacionamentos, as ruas e etc.. ^^
    u will do great!

    bjo, e obrigada por passar por la e me acompanhar! bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog..coloca a opção pra gente te seguir! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari!
    Poxa, achei seu post incrível! Nada combina mais com a vida de au pair do que esse tema, não acha?
    Obrigadíssima por ter comentado no meu blog (apesar de eu ter ficado mais de um mês sem postar.. rs)! Tem post novo lá se vc quiser dar uma lida. =)
    Coloca a opção pra poder te seguir!
    Beijão!

    ResponderExcluir